Trabalhar como motorista de Uber com o preço do combustível lá no alto não é fácil, pensando nisso separei dez carros eficientes para Uber.
A autonomia desses modelos foi baseada nas médias do consumo com gasolina na cidade alegadas pelo Inmetro foi levada em consideração.
Em outras palavras, foi pego a média urbana com o combustível fóssil e, baseado na capacidade do tanque que pelo fabricante foi informado.
E com isso consegui chegar nos carros eficientes para Uber, e os que vão demorar mais para o motorista ter que fazer uma visita no posto.
E ficar amigo do frentista nenhuma pessoa deseja isso. A cada vez que um motorista para em um posto de combustível esse condutor não sabe se chora pelo preço do combustível ou pelo seu dinheiro que vai saindo da sua carteira igual a velocidade dos dígitos que viram freneticamente na bomba.
Para evitar que o motorista faça várias visitas ao posto separei os sedãs compactos de até R$ 100 mil reais.
Importante: só classifique os carros com as versões mais econômicas de cada sedã, também segundo os dados que o Inmetro informou para o PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular).
Dez carros eficientes para quem trabalha como Uber
1. Volkswagen Voyage

A versão de entrada do veterano sedã, com rodas aro 14, além de ser um carro econômico, é o veículo que lidera disparadamente entre os carros eficientes para Uber.
O 1.0 três cilindros não consome muito combustível na cidade e ainda conta com de um generoso tanque de 55 litros, é um dos maiores no segmento de compactos.
Com isto, a versão de marca alemã é o único dessa lista que ultrapassa os 700 km de autonomia, e com uma certa folga.
O interessante é que os outros modelos do Voyage, mesmo a automática, se mostram também veículos econômicos e com um alcance muito bom com a gasolina.
- Consumo gasolina na cidade: 13,4 km/l;
- Capacidade do reservatório: 55 litros;
- Autonomia: 737 km;
- Motor: 1.0 12V de 84/75 cv;
- Câmbio: de cinco marchas e manual.
2. Chevrolet Joy Plus

O velho Prisma ainda está no mercado, utiliza o antigo motor quatro cilindros Família I da GM, porém mesmo assim continua como um carro econômico e com uma ótima autonomia.
Segundo as médias mencionadas pelo Inmetro o sedã quase consegue alcançar os 700 km com a gasolina.
O Joy Plus possui um melhor alcance que o seu sucessor mais moderno. Pois bem, o Onix Plus utiliza o três cilindros (incluindo a opção com turbo).
E esse é até mais econômico que o antigo Prisma, no entanto, o tanque conta com uma capacidade menor, é 10 litros a menos. Com isto, o veterano, disponibiliza um modelo único.
- Consumo gasolina na cidade: 12,8 km/l;
- O tanque possui uma capacidade de 54 litros;
- Autonomia: 691,2 km;
- Motor: 1.0 8V de 80/79 cv;
- Câmbio: de cinco marchas e manual.
3. Renault Logan

A linha de motores SCe chegou à família Logan ao rol de carros eficientes para Uber. As versões de entrada, com um motor tricilíndrico, além de contar com um rodar mais leve, consegue uma autonomia de 680 km.
O sedã da marca francesa ainda possui um espaço interno ótimo e o porta-malas com mais de 500 litros para satisfazer as pessoas que trabalham como Uber.
Apesar disso, a versão possui bem mais poder de alcance com o tanque cheio do que o modelo com o 1.6 quatro cilindros. São 85 km a mais.
- Consumo gasolina na cidade: 13,6 km/l;
- A capacidade do reservatório: 50 litros;
- Autonomia: 680 km;
- Motor: 1.0 12V de 82/79 cv;
- Câmbio: de cinco marchas e manual.
4. Hyundai HB20S 1.0 12V MT5

Mais um “três canecos” que garante uma ótima autonomia, além de possibilitar que o carro fique mais econômico.
No caso do HB20S, o motor 1.0 é um bom aliado a um tanque com 50 litros levam a versão da Hyundai ficar em quarto lugar nessa lista dos carros eficientes para Uber.
A linha possui outras variáveis de conjunto mecânico que na maior parte, conseguem alcances maiores que os 600 km. Porém foi esta configuração básica que fez superar as opções com propulsores turbinados e além dos com sistema start/stop do motor.
- Consumo gasolina na cidade: 12,8 km/l;
- O tanque conta com uma capacidade de 50 litros;
- Autonomia: 640 km;
- Motor: 1.0 12V de 80/75 cv;
- Câmbio: de manual de cinco marchas.
5. Fiat Cronos

O Cronos e o seu 1.3 Firefly é a primeira versão sem motor “mil” a aparecer na lista dos carros eficientes para Uber. Esse carro até poderia superar o HB20s na autonomia total, mas se não fosse os dois litros a menos da capacidade no tanque de combustível.
No entanto, é interessante ressaltar que os modelos mais bem classificados nessa lista conta com start/stop do motor.
Por exemplo, sem este dispositivo, ele liga e desliga automaticamente o motor nos semáforos, o sedã da Fiat possui uma autonomia de 600 km. Após isso, existe uma lacuna de consumo para os modelos 1.8 E.torQ.
- Consumo gasolina na cidade: 13,2 km/l;
- Capacidade do reservatório: 48 litros;
- Autonomia: 633,6 km;
- Motor: 1.3 16V de 109/101 cv;
- Câmbio: de cinco marchas e manual.
6. Chevrolet Onix Plus 1.0

O Onix Plus está no meio dos sedãs mais econômicos do país, com um motor aspirado. Mas, o que coloca este carro no sexto lugar é o detalhe do tanque de combustível.
Isto porque o reservatório possui a capacidade de somente 44 litros, e é um dos menores do segmento, o que faz o comprometimento de sua autonomia.
O sedã da General Motors é belíssimo, até mesmo com o turbo. Só mesmo as derivações automáticas da versão é que contam com autonomia muito distante dentro da gama.
- Consumo gasolina na cidade: 14,3 km/l;
- O tanque tem a capacidade de 44 litros;
- Autonomia: 629,2 km;
- Motor: 1.0 12V de 82/78 cv.
- Câmbio: de seis marchas e manual.
7. Volkswagen Virtus

Mais um exemplo de veículo que não é tão econômico, porém o seu reservatório de combustível é maior e por isso garante que o motorista faça menos visitas ao posto.
E estamos falando de um conjunto com um ótimo motor 1.6 16V MSI da Volks, isto com um câmbio manual.
Até porque, o sedã compacto de marca alemã perde a sua capacidade quando é equipado com o 1.6, com a caixa automática. Os modelos turbo, sempre automáticas, levam melhor a linha nas costas.
- Consumo gasolina na cidade: 11,9 km/l;
- A capacidade do reservatório: 52 litros;
- Autonomia: 618,8 km;
- Motor: 1.6 16V de 117/110 cv;
- Câmbio: de cinco marchas e manual.
8. Toyota Yaris Sedan

O Yaris é um tipo caso onde o modelo automático consome menos combustível que a variável com câmbio manual.
Esse sedã da Toyota, com a caixa CVT, até poderia estar em uma posição melhor entre os carros eficientes para Uber, caso contasse com um reservatório de combustível um pouco maior que o de 45 litros.
O que diferencia a autonomia para o modelo com transmissão manual de seis marchas é de 45 km, e isso pode significar para várias pessoas uma corrida a mais sem ter a necessidade de parar em um posto de combustível.
- Consumo gasolina na cidade: 13,0 km/l;
- O tanque possui a capacidade de 45 litros;
- Autonomia: 585 km;
- Motor: 1.5 16V de 110/105 cv;
- Câmbio: de sete marchas simuladas e automático CVT.
9. Honda City

O City possui em seu modelo inicial com câmbio manual a opção de veículo mais econômico da gama, que consegue autonomia um pouco mais superior aos 570 km. E essa variável é a que conta com menos vendas na linha do sedã da Honda.
Uma notícia boa é que a diferença para a versão com câmbio do tipo CVT é muito discreta, tanto no consumo de combustível, quanto no alcance com um reservatório completo: menos de 5 km.
- Consumo gasolina na cidade: 12,4 km/l;
- Capacidade do reservatório: 46 litros;
- Autonomia: 570,4 km;
- Motor: 1.5 16V de 116/115 cv;
- Câmbio: automático CVT.
10. Fiat Grand Siena

Este veterano sedã de marca italiana é a chave de ouro pra fechar a lista com dez carros eficientes para Uber com seu antigo motor Fire.
De acordo com as informações mencionadas pelo Inmetro, o Grand Siena tem um lugar nesse ranking com um reservatório de combustível de 48 litros e consumo moderado.
Mas por outro, propulsor, aqui a diferença é pequena. Com o (também) manjado 1.4 de 88/85 cv, se tem um pouco mais de potência, porém a sua autonomia é diminuída em 5 km.
- Consumo gasolina na cidade: 11,2 km/l;
- O tanque conta com uma capacidade de 48 litros;
- Autonomia: 537,6 km;
- Motor: 1.0 8V de 75/73 cv;
- Câmbio: de cinco marchas e manual.
Leia também: Carros de 7 lugares até 80 mil reais