Como funciona o empréstimo consignado ?

5
97889

O que é?

O empréstimo consignado ou crédito consignado é um tipo de empréstimo em que o pagamento é descontado diretamente da folha de pagamento do salário ou da aposentadoria de quem assinou o contrato.


Quem pode ter acesso a esse tipo de empréstimo?

Funcionários de empresa registrado , funcionários público, militares, aposentados e pensionista tem direito. Lembrando, que para quem não se adeque em uma dessas características não é possível pegar esse tipo de empréstimo.

Que o salário de um brasileiro não é o suficiente para pagar mais do que as despesas essenciais de casa, todos já sabem, porém é necessário avaliar as vantagens e desvantagens antes de pedir o empréstimo.

Vantagens

  • Não faz consulta ao SERASA;
  • Pode ser um dos empréstimos com a menor taxa de juros;
  • O processo de liberação de dinheiro é simples, desde que você se enquadre dentro do requisito.
  • Descontos com valores fixos;
  • Sem necessidade de fiador ou avalista

Desvantagens

  • É um empréstimo debitado na conta, logo assim que você receber seu pagamento já chega com o desconto
  • Sem possibilidade de atrasar o pagamento
  • Risco de ficar desempregado

Apesar de você encontrar um empréstimo consignado com taxa baixa de juros, ele só deve se utilizado em caso de emergência, como por exemplo para pagar uma dívida com os juros mais altos.

Muito cuidado: Se você pegar o empréstimo consignado para pagar outra dívida, faça isso priorize e se comprometa a pagar a dívida pela qual você realizou o empréstimo, caso contrário ao invés de resolver o problema irá aumentar, pois terá mais uma dívida para pagar.

Já recebi várias vezes a pergunta: Posso pegar empréstimo para fazer uma viagem?

Minha opinião pessoal, se for o caso de extrema urgência a viagem, minha resposta é sim, mas se você puder esperar o melhor a ser feito é um bom planejamento.

Mitos sobre o empréstimos consignados

É dito que ele é um empréstimo mais barato, porém isso não é bem assim é necessário fazer uma pesquisa nas agências bancárias para ver a diferença entre as taxas cobradas de um banco para o outro.

Para facilitar o ideal é fazer uma tabela onde você compara o tempo de empréstimo , número de parcelas, valor total dos empréstimos com o IOF , mas as taxas para saber o valor certo que você precisa.

Você deve perguntar: Qual a taxa para o gerente e anotar tudo no papel. Depois ao chegar em casa faça as contas para você ver se o valor total do empréstimo está mesmo dentro do valor dito pelo gerente. Pois na maioria das vezes a taxa é maior do que foi dito pelo gerente.

Por exemplo: Se eu preciso de R$ 10.000,00 e divido o valor do empréstimo em 48 parcelas e o valor de cada parcela é R$ 380,00.

  • Então o que você deve fazer ?
  • Não sabe fazer as contas ?

Se você não sabe calcular a taxa de juros, calma não precisa ficar preocupado. Já existe no mercado aplicativos que fazem essa simulação um deles é juros broid.

Isso também acontece com o parcelamento de outros produtos, como carro. Quando eu comprei meu primeiro carro, paguei a metade e parcelei o restante em 36 vezes (Meus 4 erros financeiros), na hora falando com a vendedora ela me falou a taxa e o número de parcela, só que quando cheguei em casa vi que a taxa que estava sendo cobrada era superior ao que me fora dita na loja. Então, a partir dai comecei a anotar todas as informações que eram ditas em um papel em branco e comecei a ir de concessionária em anotar e depois comparar todas as informações.

Dicas

Essa é dica que eu dou, faça o mesmo com o banco vá em várias agencias bancárias e pesquise todas as taxas, não esqueça de anotar as informações em um papel em branco, assim pode comparar qual banco está oferecendo a melhor e menor taxa de juros.

Outra dica é: Não caía naquele negócio de pagar a primeira parcela depois de 60 dias, pois você irá pagar juros sobre juros, tudo o que não queremos, não é ?

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) foi constatado que mais de 58,2% das famílias estavam endividadas por isso é de fundamental importância viver conforme seus ganhos para não ter que recorrer a empréstimos e pagar juros a uma instituição, quando você está com a vida financeira organizada pode receber juros. Caso você esteja querendo sair do vermelho, ou melhorar sua situação, eu escrevi um e-book gratuito Por que algumas pessoas conseguem organizar suas finanças e outras não acesse o link, nele você encontrará dicas fáceis para conseguir sair do vermelho além de organizar a vida financeira.


5 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here