Como pedir máquina de cartão

0
1238

Com certeza você já se deparou com muitas máquinas de cartão espalhadas por ai. Porém, elas ainda provocam uma série de dúvidas. Sou MEI como pedir máquina de cartão? Autônomo pode ter? O que eu preciso para conseguir a minha?


Caso você não entenda muito bem como elas funcionam, para que servem e suas vantagens. Aqui nesse artigo vamos explicar e esclarecer tudo o que você precisa saber para conseguir a sua e vender ainda mais.

O que é uma máquina de cartão?

Uma máquina de cartão é chamada popularmente como maquininha. É o nome popular que as pessoas conhecem para os terminais de processamento de dados de cartão.

Antigamente as maquininhas eram encontradas apenas em lojas e ligada a tomada com fios. Essas máquinas de cartões possuem a conexão por internet com ou sem fio. Além disso, também podem se conectar através de cartões SIM e bluetooth.

Nos dias atuais as maquininhas tem feito ainda mais sucesso com os autônomos e profissionais de MEI. Que podem conseguir suas maquininhas com taxas ainda menores. Essas novas maquininhas são menores, podem ser carregadas no bolso e conectadas ao seu smartphone. Facilitando ainda mais as vendas do estabelecimento e como pedir máquina de cartão.

Onde conseguir uma maquininha de cartão

Existe empresas que são responsáveis por vender ou até mesmo alugar as maquininhas. Sendo assim, essas empresas recebem o nome de adquirentes. No Brasil existem grandes empresas que possuem esse serviço de forma personalizada para cada cliente, como:

  • PagSeguro – da UOL
  • Cielo – do Banco do Brasil
  • Rede – Grupo Itaú Unibanco

Lembrando que apensar de serem as empresas pioneiras em oferecer máquina de cartão no Brasil, não são as únicas. É importante escolher a melhor opção para o serviço que você oferece no momento. Assim você conseguirá tomar a melhor decisão dentre todas as alternativas que são oferecidas.

Há desde as máquinas mais conhecidas, que aceitam um número maior de cartões, até aqueles sistemas que funcionam pelo celular e podem ser mais interessantes para quem quer economizar.

Cartões aceitos

Em geral as máquinas de cartão podem aceitar quatro tipo de cartões para pagamento:

  • Débito
  • Crédito
  • Vale refeição
  • Vale alimentação

Os dois últimos são chamados de vouchers, em sua maioria aceitos em restaurantes e supermercados. É importante você saber muito bem o que o seu estabelecimento irá ofertar. Assim você conseguirá saber qual é a melhor forma para receber o pagamento do seu cliente.

Taxas da máquina de cartão

Você pode efetuar a compra ou alugar a máquina de cartão. Vale lembrar que para que isso acontece alguns custos estão envolvidos. Portanto caso você alugue, não é necessário pagar o aparelho, porém irá arcar com uma mensalidade.

Em alguns casos de como pedir máquina de cartão, para que você consiga alugar uma máquina de cartão precisará pagar uma taxa de adesão logo no início do contrato. Entretanto cada operadora cobra um valor diferente, você precisa fazer uma boa pesquisa para não se arrepender depois.

Além desses custos, a grande maioria dos planos possui a taxa sobre a transação. Você irá pagar uma taxa para cada valor que sua empresa vender pela máquina do cartão. Entretanto é importante ressaltar que o valor da taxa de crédito e débito pode ser diferente para cada empresa.

Alugar ou comprar?

Para grandes empresas, alugar uma maquininha de cartão em vez de comprar pode ser uma boa ideia. Além de abrir mais margem para negociar as taxas, o empresário fica livre de outras preocupações. Por exemplo, em caso de qualquer problema, basta ligar para a empresa responsável e pedir a troca do aparelho.

Alugar também é indicado para trabalhadores temporários, como vendedores de produtos na praia, que só trabalham nesse ramo alguns meses por ano. Porém, para pequenos empresários é mais em conta comprar a máquina. Sendo assim, terá apenas o valor da compra e não requer custo fixo por mês.

Como pedir máquina de cartão?

Primeiro é importante que você faça orçamentos no mercado. Empresas que são responsáveis por esse tipo de serviço, inclusive a maioria dos bancos. O primeiro passo é ir até o seu banco para conseguir ter mais informações dos preços e condições que são oferecidas.

Assim você conseguirá fazer o credenciamento pelo banco e facilitar os recebimentos. No fim pode sair mais barato do que solicitar em qualquer outra empresa. Porém é importante não tomar nenhuma decisão precipitada. Sendo assim, faça todos os comparativos possíveis, levando valores impressos para casa e calculando tudo com clareza.

Portanto não tome decisão na mesa do gerente, você precisa ver o que é melhor para você e para seu negócio nesse momento.

Sua empresa não precisa de muito para se credenciar à uma empresa:

  • conta corrente: onde os pagamento serão depositados
  • ramo de atividade compatível com a aceitação de cartões
  • infraestrutura técnica para instalação da máquina de cartão: energia e linha telefônica, basicamente!
  • há outras exigências mais detalhadas, mas se você conhece um concorrente do seu ramo que oferece o cartão de crédito, você provavelmente também conseguirá!

Como falado anteriormente às tarifas cobradas pelas empresas podem variar muito. Existem promoções, descontos e muito mais, vai depender de quem fez o credenciamento. Além disso, dependerá muito do crédito que a sua empresa possui no banco. Lembrando que todas as instituições financeiras necessitam fazer o calculo de risco antes de fazer o negócio.

Portanto isso será usado para fornecer descontos ou até mesmo melhores tarifas, adequando ao risco que a sua empresa oferece.

As taxas cobradas normalmente são de cadastro ou adesão, onde geralmente é cobrada para fazer adesão. Existem outras formas em que a taxa acaba sendo cobrada, como o parcelamento! Aluguel da máquina de cartão, com um valor fixo pago todo mês para manter a máquina de cartão na sua empresa.

Além dessas taxas, cada transação feita na máquina é cobrada e sofre um desconto percentual. Por esse motivo é importante pesquisar muito antes de fechar o negócio. Entretanto o cálculo nem sempre é muito simples, mas é importante que ele seja feito em detalhes antes de adquirir sua máquina de cartão.

Portanto assim você conseguirá atenuar qualquer tipo de prejuízo e ter o máximo de vantagens com a máquina de cartão!


LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here