Imposto de Renda 2018 – 1 Lote 2018

0
691
1 lote imposto de renda 2018
1 lote imposto de renda 2018

Imposto de Renda 2018 – Consultores financeiros apontam quais devem ser as prioridades na hora de utilizar o dinheiro extra

Nesta sexta feira (15/06) começou o pagamento do primeiro lote da restituição do imposto de renda. Um dinheiro extra que vem no mesmo período da liberação da contas do PIS/PASEP feito pela Caixa (PIS) e o Banco do Brasil (Pasep).

A média de pagamento gira entorno de  1,9 mil reais no primeiro lote de restituição do IR, de acordo com a Receita Federal, enquanto cada cotista do PIS/Pasep vai receber, em média, 1.370 reais, segundo o Ministério do Planejamento.


Será que vale a pena investir?

Primeiro é necessário pagar dívidas, se houver. Prioridade para os que possuem juros altos como o cheque especial e o rotativo do cartão de crédito.

O Segundo passo é criar um fundo de emergência, dinheiro esse que deve ser usado apenas para acontecimentos não planejados. O ideal é que nesse fundo tenha pelo menos 3x o salário que você possui no mês, tendo assim dinheiro que poderá lhe ajudar caso possua alguma emergência ou até mesmo por conta da crise seja demitido.

Não estou nesses casos e vou investir!

Atualmente passamos por um cenário de volatilidade na economia, então a sugestão é não colocar todo o dinheiro em apenas uma tipo de aplicação.

Quem tem dúvidas o ideal é escolher os investimentos de menos risco, aumentando assim a possibilidade de aumentar seus recursos.

Investimentos de alta liquidez, como os usados para aplicações do fundo de emergência. “Mais para frente, quando o investidor souber ao menos para que lado o país vai, a partir dos resultados das eleições, por exemplo, pode realizar ajustes”, diz Analista.

Os CDBs , que são cobertos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), ou títulos do Tesouro prefixados atrelados à inflação, como o Tesouro IPCA.

São interessantes para quem já tem um objetivo de médio e longo prazo definido, como criar uma reserva para uma viagem ou a aposentadoria.

“Neste caso, é importante manter os títulos até o vencimento, para não correr o risco de perder dinheiro”, diz a consultora da Par Mais.

Nesses rendimentos de acordo com o cenário do pais, pode-se garantir uma taxa de 6,5% que já bem é interessante!

Para quem possui um perfil mais moderado, Alfredo Meneghetti, professor de pós-graduação em finanças, investimento e banking da PUC-RS, aponta que a renda variável pode representar uma oportunidade depois do revés registrado pela bolsa.

“Muitos papéis estão com preços baixos”.

O professor aposta no crescimento de estatais, como Petrobras, Vale e Gerdau como reflexo de um ciclo de aumento da produção de petróleo, minério de ferro e aço no Brasil e no mundo nos próximos meses.

Alguns analistas fazem algumas observações

“Para que o investimento não perca de aplicações isentas de IR, como a poupança e LCIs e LCAs, o ideal é que a taxa de administração cobrada pelos fundos não passe de 1%”,

Como checar?

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar o Site  da Receita ou ligar para o Receitafone, no número 146.

Visão

Faça sempre os seus investimentos acompanhados de pessoas que possam lhe dar opções e entendam do assunto.

Fique por dentro e saiba antes as notícias do mercado através do NewsMoney.

NewsMoney tem como objetivo auxiliar na sua vida financeira. Tentaremos lhe dar o suporte para que você equalize suas contas e tenha um rendimento satisfatório por mês. Através de nossos artigos estaremos buscando o equilíbrio entre os seus ganhos e seus custos.

ReferênciaReferência


LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here